top of page

Núcleo Governador Leonel Brizola - PDT

 

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Ano 2015 – 2016


 


 

INTRODUÇÃO

 

 

A estratégia tem um maior alcance, é mais duradoura e movimenta maiores recursos. Sobretudo, as ações estratégicas dirigem-se diretamente aos objetivos políticos. Assim a estratégia não é mais que a forma de emprego dos diferentes recursos que o núcleo/organização dispõe, de modo a atingir os objetivos definidos pela política dessa organização, tendo sempre em conta o "opositor". A estratégia envolve decisões sobre as metas/objetivos a curto, médio e longo prazo, a distribuição dos recursos para atingir as metas e as tarefas críticas a desempenhar para atingir os objetivos.

 

 

 

Ciclo do sistema

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

GESTÃO DOS PROJETOS PARTIDÁRIAS

 

O gestor dos projetos partidários é responsável pelo sucesso do projeto. Uma vez iniciado o trabalho do projeto, se se verificar que o âmbito não foi bem definido, o gestor de projeto é responsável em identificar os problemas e em conjunto identificar as melhores ações a serem tomadas para a finalização com sucesso. Definir o projeto significa entender e obter o acordo sobre o conjunto dos objetivos, âmbito, riscos, abordagem, orçamento alocado, etc.,

Isto não significa que o gestor de projeto deva fazer todo o trabalho haverá equipes que participarão no desenvolvimento do cronograma e da implementação dos trabalhos. No entanto, o gestor de projeto é o responsável final por assegurar que o projeto é adequadamente definido e planejado. Lembre-se que isto não significa que o gestor de projeto realiza fisicamente todo o trabalho, mas sobre ele recai a responsabilidade de assegurar que é realmente feito.


 

Grupo Político


 

Grupo organizado, legalmente formado, com base em formas voluntárias de participação em colaboração orientada para influenciar ou ocupar os espaços de poder político relacionado com a doutrina partidária do Trabalhismo, denominação dada a uma vertente política surgida na Inglaterra a partir de certas questões relacionadas à defesa de interesses políticos e econômicos levantadas por alguns setores movimento operário.

Este grupo irá pensar, respirar, escrever, dialogar, compreender, criticar, fazer e estudar política de fato e de direito, seguindo as linhas uniformes do partido no que diz respeito ao trabalhismo que sustenta então a prevalência do trabalho sobre o capital, buscando a sua convivência harmônica, bem como a superação das diferenças de classe, sem violência, através da melhor distribuição da riqueza e da promoção da justiça social.

 

 

Mobilização Partidária


 

A mobilização possibilita aproximar-se das instâncias de decisão e interferir no futuro. Compartilhar sonhos e desafios, propor ações para a melhoria da qualidade são importantes ferramentas de uma gestão compartilhada. A mobilização existe como uma estratégia, não somente de difusão das políticas, mas como um instrumento de estímulo à corresponsabilidade de todos os integrantes nas ações da gestão do núcleo. Destacam-se as intervenções educativas, os eventos sociais, a participação nos atos da vida do partido, dos atos institucionais, concentrações, participação nos atos de classes (sindicatos, organizações de classes...), manifestações pacíficas, participação em fóruns, congressos, debates etc.

 

 

Comunicação Institucional

 

 

A Comunicação Institucional é uma área da que implica conhecer a instituição e compartilhar suas propriedades (histórico, visão, missões, valores, filosofia e políticas), não se limitando apenas na divulgação institucional e mercadológica. Pode-se considerá-la como um meio de estruturar a comunicação externa e interna da Instituição através de planejamentos, implementações, gerenciamentos e uso de tecnologias. Deverá elaborar e implantar políticas de comunicação, tendo como principais funções definir os objetivos de comunicação da Instituição, interagir com o público interno e externo (e avaliar os resultados dessa interação) e criar projetos utilizando diversas mídias existentes.
 

 

Logística


 

Responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades do grupo.


 

Formação Política


 

Vivemos em um país em que grande parte da sociedade enxerga a política com pouco interesse. A informação não é debatida e alguns preconceitos afastam os cidadãos de algo indispensável para nossa sobrevivência. Devemos ter em mente é que em uma sociedade como a que vivemos, o desinteresse e a falta de informação política são fatores que influenciam diretamente a qualidade de nossas vidas. A política está presente em todas as nossas relações.

 

Fazemos política em casa, no trabalho, em nossos relacionamentos pessoais etc. O homem é um ser que vive a política em todas as suas relações. A política, nesse sentido, pode ser entendida como um jogo, onde concedemos e conquistamos espaços em busca de uma posição que nos beneficie, nos dê segurança e, ao mesmo tempo, faça com que nossos pares também conquistem posições relevantes.

 

É por conta desse afastamento que muitos de nós costumamos enxergar, muitas vezes equivocadamente, os políticos de nosso país como ladrões, corruptos, sujeitos que ganham dinheiro fácil e que trabalham pouco. Se nós, cidadãos interessados, estivermos próximos desses representantes, a administração pública e o exercício dos mais diversos mandatos se tornarão ainda mais transparentes e veremos como é trabalhoso administrar um município, um estado ou um país. Desse modo, gostar de política, informar-se, entender e acompanhar representa cuidar de nossas próprias vidas. A política pública é um exercício de responsabilidade, e é por isso que chamamos de prática de CIDADANIA.

 

 

bottom of page